segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

EU DETESTEI 'CAPITU'

A Rede Globo matou Machado de Assis (MA). Foram quatro ou cinco capítulos super-escuros, complicados para a platéia do sofá e com um estilo quase barroco. Muito farsesco e distante do que imagina-se ser o romance secular DOM CASMURRO _ um ícone literário que, entre outros méritos, traz uma caso de amorentre dois homens: Escobar e Bentinho. A partir daí, nos 50 capítulos finais da obra, tudo se desenrola. De forma avassaladora, as mortes acontecem, o bruxo do Bentão velho tece suas maldades, escamoteando o seu amor de seminário porque vê, aténo filho, as feições do amigo Escobar. Ciúmes? Que seja do amigo e, não, da esposa. Ou melhor: pode ser da esposa que andava saindo com o marido da Sancha.
Com um enredo desses a minissérie apresentou uma costura dos melhores momentos (fielmente à obra, diga-se de passagem!) mas com a tal estética do diretor. Muito rebuscado para os meus olhos casmurros. Muito over para a realidade da Globo.
De qualque forma, uma estética que ligava raps, Beirute Band, alta costura, uma pitada de Felline e Bergman e, muito, mas muito mesmo de escuridão... Haja controle remoto para dar brilho e contraste às imagens... O mistério, senso comum, da tal traição (ou não) de D. Capitu perdurou _ como não poderia ser diferente. Se nem Bosi deu conta de solucionar o caso, para que o fazê-lo? Melhor a lenda ou o mito do que a verdade ou a novidade!
De qualquer forma, parte dois, todos sabíamos que, em se tratando da rubrica MA, era um vespeiro aldulterar a dúvida do ensaio sobre o ciúme (que é a obra,em resumo). Por isso, deu no que deu: MA fica cada vez mais idolatrado por uma minoria e "nem dou conta de ler" por uma maioria. E o país continua a crescer sem os devidos incentivos à leitura... Sorry!

2 comentários:

  1. Senti arrepios quando comecei a ler...concordo plenamente com vc,não pude dizer isso no orkut,claro...assisti pouco,quando vi q estava distorcida chorei,(achavam q eu estava louca)...todas as vezes mudava de canal pra não deixar a obra q li 3 vezes,sair da minha mente,da minha imaginação.Brinquei:Mataram o Machado,Capitu e Bentinho...e Ulysses deve estar desesperado...

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk!!!!Gostei do seu comentário!kkkkkk!

    ResponderExcluir